17 MAR 2017
Boraceia realiza palestras e plantão de dúvidas durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno

Entre os dias 05 e 09 de agosto a Diretoria de Saúde do município de Boraceia participa da Semana Mundial do Aleitamento Materno. “Tão importante quanto amamentar seu bebê, é ter alguém que escute você”. Foi o tema escolhido para a semana mundial enfatizando a importância do acolhimento e da orientação médica nas unidades de saúde.

Todas as atividades da campanha seguem as diretrizes do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e também da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA). A iniciativa visa incentivar a prática da amamentação e garantir o desenvolvimento saudável para as crianças com menos de cinco anos de idade.

Um profissional da saúde que atua no Centro de Saúde estará preparado para auxiliar as gestantes e as mães com criança em idade de amamentação. Na segunda-feira, dia 05, das 8h às 11h, haverá plantão de dúvidas no prédio da estratégia de saúde da família com uma profissional de fonoaudiologia que estará informando os benefícios do aleitamento materno para a fala dos recém-nascidos. Marina Palaro, nutricionista do Centro de Saúde de Boraceia, fará uma palestra  sobre a alimentação mais indicada para as gestantes e para as mães que deram a luz recentemente (puérpera), seus riscos e consequências.

O ponto alto da campanha será na quarta-feira, 07 de agosto, a palestra com Dr. Carlos Negrão sobre o aleitamento materno.  A Semana Mundial do Aleitamento Materno (confira abaixo a programação completa) em Boraceia terá ainda plantão de dúvidas com a equipe do Programa Saúde da Família (PSF). Palestras com enfermeira, dentista e pediatra abordando a importância do aleitamento materno.

Maria Helena Scipione convida todas as gestantes e mães com recém-nascidos para participarem da Semana Mundial do Aleitamento Materno na cidade. “O leite materno tem propriedades que até hoje, nem toda a tecnologia mundial, conseguiu criar algo semelhante ou que o substitua, principalmente na parte imunológica”, afirma a gestora de Saúde Boraceia. “O leite materno protege a criança de infecções. A gente sabe que o bebê nasce com zero proteção. É o leite da mãe que supre essa deficiência”, acrescenta. Segundo ela, o ideal é que a amamentação ocorra pelo menos até os seis meses de idade.

Programação:

Semana Mundial de Aleitamento Materno em Boraceia

"Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento

pode reduzir 22% a mortalidade neonatal", diz pesquisas.

“TÃO IMPORTANTE QUANTO AMAMENTAR SEU BEBÊ, É TER ALGUÉM QUE ESCUTE VOCÊ”

Dia 05 de agosto

8h - Plantão de dúvidas – Maísa Bueno Camargo Guimarães (Fonoaudióloga).

14h - Alimentação da gestante e puérpera, seus riscos e consequências. Marina Palaro Massucato (Nutricionista).

Dia 06 de agosto

8h - Plantão de dúvidas – Ana Paula Gasparoto Paleari (Psicóloga).

Dia 07 de agosto

9h - Cuidados com a mama; Posição e pega; Aleitamento materno exclusivo - Patrícia Casarini de Godoi (Enfermeira).

14h - Aleitamento materno - Carlos Eduardo Negrão- (Ginecologista).

Dia 08 de agosto

8h - Aleitamento materno e Saúde bucal - Dr. Henrique Mendes da Silva (Dentista).

9h - Dra. Maria Luiza Franceschini e Dra. Paula Lanza (Dentistas)

Dia 09 de agosto

9h - Benefícios do aleitamento materno - Dra. Silvia Herrera Raine  (Pediatra).