CATEGORIA : Administração
Compras sustentáveis, prefeitura de Boraceia adota essa ideia!

07/07/2020 às 09:36:00

Pensando nos benefícios que a sustentabilidade é capaz de proporcionar as pessoas e ao meio ambiente, a Prefeitura Municipal de Boraceia, implantou como norma, no setor de Compras, o Guia de Compras Sustentáveis.

Nesta terça-feira, dia 07 de julho, o Interlocutor Suplente do Programa Município Verde Azul, Joyenathan Barbosa e Paulo Sérgio Lucas, fizeram a entrega do Guia de Compras Sustentáveis ao Responsável pelo setor de compras, Carlos Bilancieri. 

Algumas pessoas e empreendedores questionam sobre os benefícios que atitudes sustentáveis podem trazer de benefícios, acreditando, de forma errada, que essas práticas são obrigatórias e importantes somente para as grandes empresas.

Então, vamos esclarecer a importância e a necessidade de todas as empresas, independentemente do porte, assim como os consumidores, terem uma cultura de sustentabilidade em suas práticas diárias.

O que é consumo sustentável?

O consumo sustentável é um conjunto de práticas relacionadas à aquisição de produtos e serviços que visam diminuir ou até mesmo eliminar os impactos ao meio ambiente. São atitudes positivas que preservam os recursos naturais, mantendo o equilíbrio ecológico em nosso planeta. Estas práticas estão relacionadas a diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício. Através delas poderemos, um dia, atingir o sonhado desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

Para o Poder Público e empresas privadas, o que significa compra sustentável?

É a modalidade que prevê o uso eficiente dos recursos materiais para que seu impacto ambiental seja reduzido, integrando elementos de consciência ambiental em todas as etapas do processo de compra para, assim, evitar aquisições desnecessárias, tanto de uso quanto de materiais que possa prejudicar o meio ambiente.

Nesse momento, também é possível avaliar e substituir os insumos por elementos mais sustentáveis, que estejam de acordo com as especificações de uso.

Resumindo, os aspectos positivos ao meio ambiente devem estar aliados às necessidades da sua empresa, do seu negócio.

Geralmente, os produtos sustentáveis são produzidos de acordo com as seguintes características:

Aqui, destacamos a importância de estar que produto sustentável não é somente aquele que é reciclado, é também aquele que é produzido de forma a não causar impactos ao meio ambiente, antes, durante e depois de sua fabricação, como mobílias, grades, portões e demais construções.

Um ponto positivo do momento atual é que, cada vez mais, é possível encontrar fornecedores capazes de atender a esses requisitos, porque a demanda por produtos sustentáveis também está maior. A população, ou seja, os consumidores finais, também estão mais conscientes na hora de comprar.

Quais são os benefícios da compra e produção de produtos sustentáveis para o Poder Público e ao empreendedor?

As compras sustentáveis beneficiam o Poder Público, o empreendedor, o comprador, o mercado e a comunidade em que sua empresa está instalada.

No caso do Poder Público e empreendedor, alguns benefícios são:

 

Já para a sociedade, os benefícios de contar com empresas de compra e produção sustentáveis são:

Como o empreendedor pode fazer compras sustentáveis para o seu negócio?

Esses exemplos são importantes de serem seguidos ao fazer compras sustentáveis. Portanto, é vital que o empreendedor faça um levantamento de fornecedores e produtos, para avaliar a política dos parceiros, caso encontre algum que não se enquadre, procure novos parceiros que disponibilizem alternativas ambientalmente positivas.

Hoje, empresas que estão alinhadas com um desenvolvimento sustentável têm um perfil diferencial em licitações e parecerias com empresas de grande porte. Assim, a aquisição de produtos e serviços sustentáveis garante melhor reputação para a empresa e maior poder competitivo no mercado.

Um exemplo de compra sustentável são os produtos que possuem certificação ambiental, como o selo ecológico ABNT. Os produtos da Gerdau utilizados em serralheria possuem tanto a certificação das normas quanto o selo ecológico da ABNT. Isso já oferece um diferencial para quem compra e para quem produz com material certificado.


Fonte: Secretaria do Meio Ambiente