13 JUN 2017
Boraceia lidera movimento por recape de rodovia
Pista é precária e não oferece segurança para os usuários

O prefeito de Boraceia, Marcos Bilancieri, convidou os prefeitos de Pederneiras, Vicente Minguili, e Bariri, Paulo Araújo, para, juntos, cobrarem do secretário de transportes, Laurence Casagrande Lourenço, a execução de obras de melhoria na rodovia SP-261. Além da insegurança para os motoristas, ele alega que as atuais condições da via travam a vinda de novos investimentos.

Segundo ele, em julho de 2015, durante entrega de uma obra em Boraceia, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou o recape do trecho da rodovia entre Pederneiras e Bariri. Na ocasião, ele também teria prometido construir terceira faixa em alguns pontos, acostamento e dois dispositivos de acesso a Boraceia.

Passados quase dois anos, de acordo com Bilancieri, o projeto não saiu do papel. "Na região, falta apenas esse trecho, menos de 40 quilômetros, uma obra que vai melhorar o dia a dia de muita gente, oferecendo segurança e tranquilidade para familiares de quem precisa passar pela rodovia diariamente", diz.

As condições da SP-261 também são criticadas por motoristas como o vendedor Edvair Esteves de Abreu, 39 anos, que trafega pela rodovia todos os dias. "O asfalto é ruim, com muitos buracos, não tem acostamento, a manutenção quase não existe. É uma aventura rodar nesse trecho da rodovia", declara.

Abreu lamenta que apenas esse trecho não tenha recebido até agora a atenção necessária. "As rodovias que têm pedágio estão em boas condições e, as outras, que estão com Estado, receberam melhorias, duplicação, recape, sinalização, mas esse trecho parece que não está no mapa do governo", reclama.

Jovens de Bariri e Boraceia que estudam em Bauru também reclamam da via. "O trecho é muito ruim, não tem segurança. Quando chove, a pista é tomada por água e muita lama. O medo aumenta a cada curva ou quando cruzamos com caminhões e outros ônibus", conta a estudante de direito Larissa Gomes, 22 anos.

PROTESTO

Cansados da espera, alguns moradores de Boraceia estão se mobilizando pelas redes sociais e organizando um protesto que pretende parar o trânsito na rodovia na próxima semana com o objetivo de chamar a atenção das autoridades e cobrar a execução das obras prometidas pelo governo do estado.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que estuda a contratação de projeto executivo para obras de melhorias e modernização para a SP-261. "Como o planejamento da obra ainda está em fase de projeto, não há definição de prazo para execução dos serviços", esclarece.