07 JUL 2017
Alckmin libera recape de emergência na SP-261 após encontro com Bilancieri
Foto Noticia Principal Grande

Os usuários da rodovia SP- 261 que liga Bariri até Pederneiras passando pelo perímetro urbano de Boraceia receberam esta semana uma notícia para comemorar. O prefeito de Boraceia Marcos Bilancieri esteve em São Paulo na terça-feira e após um encontro com o governador Geraldo Alckmin conseguiu o compromisso do início para os próximos meses do recape asfáltico nos 34 quilômetros que ligam as três cidades.

Bilancieri ligou de São Paulo para os estúdios da Bariri Rádio Clube e colocou Alckmin ao vivo na programação jornalística da emissora para fazer o anúncio. "Já determinei ao Laurence Casagrande, secretário dos Transportes, a execução do projeto e levantamento dos custos e ele já vai tomar as providências para fazer a conserva (recape) de emergência entre Pederneiras e Bariri", declarou.

Em junho, a imprensa regional divulgou matérias sobre movimento liderado pelo prefeito de Boraceia, Marcos Bilancieri (PSDB), presidente da Associação dos Municípios do Centro do Estado de São Paulo (Amcesp), para cobrar melhorias na via. A rodovia de pista simples tem recebido recape de pequenos trechos, mas as condições em sua totalidade estão precárias.

Por dia, em média, cerca de 3 mil a 4 mil veículos circulam pelo trecho, estudantes se deslocam para Bauru e toda a produção canavieira da região é feita pela rodovia. A obra anunciada pelo governador deve custar aos cofres do Estado algo em torno de R$ 40 milhões. “Ainda não é o ideal, mas é sim uma grande conquista, já que o Estado, assim como os municípios atravessa uma crise financeira sem precedentes”, afirmou Bilancieri.

Terceira via

O anúncio do recape (conserva de emergência) não inviabiliza o projeto inicial que é a construção de acostamento e terceira faixa nos trechos que mais necessitam além de dois viadutos de acesso ao município de Boraceia, melhorias anunciadas em julho de 2015 por Geraldo Alckmin durante sua visita a Boraceia.

De acordo com o prefeito Marcos Bilancieri foi autorizada a execução dos estudos necessários para a elaboração do projeto com as melhorias e as devem acontecer já em 2018.  “O governador entendeu a necessidade, autorizou o recape emergencial, mas também autorizou que a Secretaria dos Transportes realize os estudos e projeto necessário para atender as todas as necessidades da rodovia.

"O trecho da SP-261 entre Pederneiras-Bariri, receberá as mesmas melhorias executadas na mesma rodovia, só que no trecho entre Pederneiras e Lençóis Paulista, conhecida pelo nome de Osny Matheus", afirmou. Com a inclusão de terceira faixa, acostamentos e os dois viadutos a obra deverá se aproximar dos R$ 100 milhões.