11 NOV 2017
Pelo fim dos ‘apagões’, prefeito decide acampar em frente à CPFL
Foto Noticia Principal Grande

Cansado de esperar uma solução para as frequentes interrupções de energia em Boraceia, o prefeito da cidade, Marcos Bilancieri (PSDB), decidiu chamar a atenção da CPFL, concessionária responsável pelo serviço, de uma forma inusitada. No fim da tarde dessa sexta-feira (10), ele montou uma barraca em frente ao escritório da empresa, na Vila Falcão, em Bauru, e, acorrentado ao portão, prometeu passar a noite no local até que o problema dos "apagões" seja resolvido definitivamente.

De acordo com o prefeito, o município sempre sofreu com as quedas de energia, mas, há algum tempo, depois de uma série de reclamações, protestos e reuniões com a empresa, a situação melhorou. "Naquela época, eles fizeram uma proposta de que, talvez, o problema poderia ser solucionado com a instalação de uma subestação para Boraceia, mas isso não evoluiu, ninguém me deu uma resposta. Mas eles, de fato, fizeram algumas coisas que acabaram melhorando a situação", diz.

Há cerca de 40 dias, Bilancieri conta que as interrupções no fornecimento de energia voltaram a ocorrer de forma rotineira. "Às vezes fica duas, três, quatro horas sem energia. Às vezes são várias interrupções por dia", revela. "Os empresários estão desanimados, está todo mundo cobrando uma atitude da prefeitura". Diante da falta de uma medida concreta que solucione de vez o problema, o chefe do Executivo alega que não restou outra saída senão a adoção de uma atitude mais extrema.

Por volta das 17h30, após montar uma barraca em frente ao escritório da CPFL, ele usou correntes e cadeados para se amarrar ao portão da empresa. Os vereadores Marcio Martinello e Valdir Durães de Vasconcelos, ambos do DEM, também participaram do protesto. "Eu vou dormir aqui hoje (ontem). Primeiro, vou fazer esse protesto e ficar um dia. Se não tiver solução, vou ficar uma semana. E se mesmo assim não resolver, vou ficar um mês até que eles resolvam", anuncia.

CAUSAS E SOLUÇÕES

Em nota, a CPFL informou que as interrupções do fornecimento de energia registradas em Boraceia ao longo dos últimos três meses tiveram causas variadas, entre elas o contato de animais com a rede elétrica - principalmente na zona rural -, a interferência de árvores e vegetação nos fios, descargas atmosféricas que atingiram a rede durante temporais e ligações clandestinas.

A empresa afirmou que está à disposição do prefeito para esclarecer dúvidas e prometeu deslocar equipes técnicas adicionais à cidade para intensificar procedimentos de manutenção e melhorias na rede elétrica. "A companhia ressalta que tem investido continuamente em melhorias no sistema de distribuição e transmissão no município e realiza manutenções preventivas a fim de evitar transtornos à população", diz.

Lilian Grasiela – Jornal da Cidade de Bauru

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru