15 AGO 2018
Dia 18 é mais um Dia D da Campanha de Vacinação contra a poliomielite e sarampo
O sábado, dia 18 de agosto, será o Dia D de mobilização para a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo. A campanha teve início dia 4 e segue até 31 de agosto, realizada Diretoria de Saúde. Devem ser vacinadas crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias.

A campanha tem como objetivo manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, para evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças.

“Ressaltamos que no próximo sábado, dia 18, acontecerá mais um Dia D de divulgação e mobilização Nacional para a Campanha de Vacinação contra a poliomielite e Sarampo. Orientamos que todos os pais e responsáveis, principalmente aqueles que não podem levar seus filhos na semana para ser vacinados, não percam a oportunidade de levá-los e com isso garantir a proteção destes contra essas doenças e evitar a reintrodução das mesmas em nosso Estado”, explica Maria Helena Scipioni, diretora de Saúde de Boraceia.

As campanhas contra poliomielite foram iniciadas em 1980, estando o país livre da doença desde 1990. Com relação às campanhas contra o sarampo, estas são realizadas desde 1995, com a vacinação de população alvo específica que, na grande maioria das vezes, abrange as crianças de um a quatro anos de idade.

QUEM DEVE SE VACINAR:

Poliomielite – crianças menores de quatro anos 11 meses e 29 dias.

Sarampo – Adultos até 29 anos devem receber duas doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Adultos de 30 até 49 anos, tem que receber apenas uma dose da mesma vacina.

ORIENTAMOS QUE OS ADULTOS QUE TIVEREM DÚVIDAS PROCURAR O CENTRO DE SAÚDE COM A CARTEIRA DE VACINAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE SUA SITUAÇÃO VACINAL.

Wagner Carvalho - jornalista

Fonte: Comunicação e Imprensa - Boraceia