23 AGO 2019
Projeto Floresta – Protegendo o Solo
Diante disso, a Prefeitura Municipal de Boraceia implantou o Projeto Floresta – Protegendo o Solo, que tem como objetivo o reflorestamento de áreas verdes que possuem pouca ou nenhuma vegetação nativa, de forma a prevenir o surgimento de ações erosivas do solo.

A ocupação urbana intensa e muitas vezes não planejadas, acarreta problemas diretos à população. Um desses problemas é a diminuição do índice de permeabilidade do solo gerada pela pavimentação crescente que sempre acompanha o desenvolvimento urbano de uma região.

Em consequência, o sistema de drenagem pode sofrer sobrecargas uma vez que a capacidade de infiltração do solo é alterada e a pavimentação aumenta a velocidade de escoamento e as vazões de pico.

Há também a questão da cobertura vegetal do solo, na qual sofre processo de supressão, deixando o solo nu por muito tempo, tornando-o frágil a ocorrências de processos erosivos, onde grande parte é carreada pelas enxurradas.

A implantação de áreas verdes em centros urbanos, possibilita a diminuição da temperatura e aumento da umidade, também evita erosões e diminuição dos impactos das chuvas, assim como a conservação da fauna (organismos de ciclagem do solo, avifauna) e lazer a população, sendo importante fazer o diagnóstico das áreas de interesse antes da aplicação de projetos, como por exemplo em áreas que apresentam pouco sombreamento e muita edificação, e/ou que sofrem com a ação de enxurradas e risco de erosão e infertilidade do solo, entre outras problemáticas.

Diante disso, a Prefeitura Municipal de Boracéia implantou o Projeto Floresta – Protegendo o Solo, que tem como objetivo o reflorestamento de áreas verdes que possuem pouca ou nenhuma vegetação nativa, de forma a prevenir o surgimento de ações erosivas do solo. O processo de reflorestamento também é muito importante para o meio ambiente, uma vez que garante a preservação de lençóis freáticos, do solo, da qualidade do ar, além de diversos outros benefícios ambientais.

Benefícios do reflorestamento

• Preservação e recuperação de ecossistemas degradados;
• Controle da erosão do solo e prevenção de deslizamentos de terra;
• Fornecimento de abrigo e alimentação para a fauna;
• Prevenção do assoreamento de rios e açudes;
• Retenção de poluentes da atmosfera;
• Valorização de imóveis;
• Redução do processo de aquecimento global;
• Embelezamento da paisagem e redução da poluição acústica em cidades;
• Controle de temperatura, mantendo-a entre 5 a 9 graus abaixo do registrado em regiões sem árvores.

Fonte: Comunicação e Imprensa - Boraceia
Local: Boraceia (SP)