23 AGO 2019
Importância e necessidade da salvaguarda na biodiversidade
O município de Boraceia, que tem como principal atividade a monocultura da cana de açúcar, no passado remoto sofreu drasticamente com os efeitos da exploração do solo para ampliação de sua atividade agrícola, o que resultou em desmatamentos.

O Departamento de Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de Boracéia, realizou três importantes atividades de educação ambiental com foco na Importância e Necessidade da Salvaguarda da Biodiversidade.

As atividades foram realizadas também em comemorações ao “Dia Internacional da Biodiversidade”, “Dia Mundial do Meio Ambiente” e “Dia Mundial de Proteção das Florestas”, como forma de conscientização das causas negativas que a falta de cobertura vegetal nativa tem no tocando a biodiversidade, já que o município possui um dos índices mais baixos de cobertura vegetal nativa do Estado.

A cobertura vegetal nativa, ou seja, a floresta e sua biodiversidade desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico do planeta e melhoria da qualidade de vida das populações.

O município de Boracéia, que tem como principal atividade a monocultura da cana de açúcar, no passado remoto sofreu drasticamente com os efeitos da exploração do solo para ampliação de sua atividade agrícola, o que resultou em desmatamentos.

Conforme informações do Sistema Ambiental Paulista – DataGEO, o índice de cobertura vegetal nativa no município está entre 0 a 10% e, ainda conforme esse mesmo sistema, verificando o inventário arbóreo de 2010, na pouca vegetação que ainda existe, predomina a floresta estacional semidecidual, assim como a vegetação secundária da floresta estacional semidecidual.

Fonte: Comunicação e Imprensa - Boraceia
Local: Boraceia (SP)