18 NOV 2019
Projeto troca latinhas e garrafas pets por dinheiro simbólico para compras
A Prefeitura de Boraceia  lançou o programa Panço Ecológico.
Boraceia implanta programa Panço Ecológico com moeda de troca para crianças comprarem brinquedos e até comida

A Prefeitura de Boraceia  lançou o programa Panço Ecológico. A ideia é trabalhar a área ambiental com troca de materiais recicláveis, inicialmente garrafas pets e latinhas de refrigerante e cerveja, pelo Panço Real, uma espécie de dinheiro que oferece poder de compra para diversos produtos oferecidos pelo programa.

"A ideia é movimentar as crianças em idade escolar para participar", explica o prefeito Marcos Bilancieri, idealizador do programa. O principal objetivo é incentivar a preservação ambiental recolhendo esses materiais recicláveis que, permanecendo na natureza, prejudicariam o meio ambiente. Paralelamente, o programa também auxilia no combate e prevenção aos criadouros do mosquito Aedes, transmissor da dengue e outras doenças. "Sabemos que essas latinhas e garrafas pets descartadas incorretamente podem ser potenciais criadouros do mosquito", afirma.

Bilancieri explica que o programa vai receber esses materiais em troca do "Panço Real", uma moeda de troca criada especialmente para o projeto. "Vem daí o nome Panço, de poupar, guardar. As crianças vão trocar suas pets e latinhas, receber em troca o dinheirinho da campanha, poupar e comprar o que for de interesse no Shopping do Panço, que vai ter brinquedos, livros e alimentação", explica.

As regras para troca e a quantidade necessária de material para trocar por um Panço Real está sendo divulgado nas escolas e nas redes sociais do município.

"A criança junta 50 panços, por exemplo. Com esse valor, ela vai poder escolher o que comprar. Se comprar brinquedos ou livros será normal, mas se ela optar por comprar alimentos, arroz, feijão ou leite, será um sinal para que o Fundo Social entre na jogada, pois a família dessa criança pode estar passando por necessidades e aí vale uma visita e uma avaliação", argumenta o prefeito Bilancieri.

O prefeito conta que a ideia chegou através de uma amiga, que viu no município de Ibirá (SP) uma ação onde se podia trocar materiais recicláveis por um dinheiro criado pela campanha.

"Adaptamos a ideia ao nosso objetivo, incrementamos com o mascote e a música. Não é feio copiar o que é bom, pelo contrário, essas ações preventivas e educacionais envolvendo as crianças precisam ganhar cada vez mais espaço", afirma.

Dinheiro e mascote

O programa Panço Real ganhou moeda própria, cédulas de 1 Panço Real e de 2 Panços Real. O programa também tem um mascote, um simpático porquinho, que interage com as crianças e incentiva a participação, ensinando a poupar para ganhar.

Além disso, o Panço Ecológico também tem uma música. A letra diz que o panço chegou, ensina como participar e ajudar a manter a cidade limpa.

Bilancieri conta que, nesse primeiro momento, o mascote está sozinho, mas para a volta às aulas, ele terá arrumado "uma namorada" e, para o mês de maio, aniversário da cidade, a família do Panço Ecológico vai ganhar filhotinhos.

"O programa não tem prazo. Será uma ação contínua de troca de materiais pelo dinheiro que dá poder de compra. Quem poupar mais, terá mais dinheiro. Quem tiver mais dinheiro vai poder comprar bicicleta, skate e outros produtos que estarão no Shopping do Panço", explica.

COMO FUNCIONA:

A Administração Municipal em parceria com o Departamento de Educação, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Saúde e Fundo Social lançou o projeto “PANÇO ECOLÓGICO”. Esse projeto trabalha a conscientização das crianças sobre a importância da reciclagem e a preservação do Meio Ambiente, a sustentabilidade, o empreendedorismo criativo, onde a criança tem chance de aprender a planejar a educação financeira e a consumir de modo responsável, proporcionando aos alunos estratégias empreendedoras, despertando a tomada de decisões e iniciativa, formação esta exigida pelo mundo do trabalho.

O PROJETO PANÇO ECOLÓGICO

A criança entregará na escola garrafas pet e latinhas (vazias), e em troca receberá o “Panço Real” – dinheirinho -  onde poderá realizar a compra de diversos itens como Alimentos, Livros de Literatura, Brinquedos, jogos, etc...no Shopping do Panço

PREÇO DO ITEM POR QUILO:

• 67 latinhas de alumínio - R$ 3,00 (três) panços reais
  • 16 garrafas Pet de 2.5 litros – R$ 1,00 (um) panço real
  • 20 garrafas Pet de 2 litros – R$ 1,00 (um) panço real
  • 24 garrafas Pet de 1.5 litros – R$ 1,00 (um) panço real
  • 26 garrafas Pet de 1.0 litros – R$ 1,00 (um) panço real
  • 36 garrafas Pet de 600 ml – R$ 1,00 (um) panço real
  • 40 garrafas Pet de 500 ml – R$ 1,00 (um) panço real

Dia da entrega: Toda Quarta-feira (a partir de 27/11) – Na EMEI Pingo de Gente e EMEF Profª Salete Maróstiga

Shopping do Panço: Segunda e sexta-feira, no CESUR