06 FEV 2024
BORACEIA INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE E FLOCOS DE PROLIFERAÇÃO NA CIDADE
Foto Noticia Principal Grande
Um disk-denuncia “Achei um Foco” foi criado para que a população possa informar sobre terrenos e imóveis em situação de abandono e que possam abrigar recipientes que se tornem focos de proliferação das larvas.
A Coordenadoria de Saúde de Boraceia, em ação conjunta com a coordenadoria Meio Ambiente estão promovendo diversas ações de combate ao mosquito Aedes Aegipty e a eliminação dos focos de proliferação do mosquito.

A vistoria em terrenos, aplicação de fumacê, campanhas de conscientização pelas redes sociais, a recriação do programa Panço Ecológico, que trabalhará neste momento com incentivo para que as crianças cobrem os pais e até vizinhos da limpeza de quintais e terrenos.

Foi montada equipe técnica da vigilância em saúde e de endemias que vistoriaram todos os imóveis da cidade. “Infelizmente ainda encontramos a resistência de alguns proprietários com a entrada dos fiscais”, explica Maria Helena Scipioni, Coordenadora de Saúde. O monitoramento será feito constantemente pelos agentes de endemias, com aplicação de larvicida nos locais de possíveis criadouros e que tem eficácia de 60 dias.

"A dengue vem aumentando a cada dia em toda a nossa região, com registro de casos graves de internação e infelizmente mortes. Em Boraceia temos muitos casos, mas graças à Deus  nenhum óbito, mas precisamos continuar contando com a ajuda da população, estamos mobilizando várias frentes para evitar que o município tenha uma epidemia”, explica o prefeito Valdir de Souza Melo, Di Picapau, que tem se mantido a frente das ações.

De acordo com o prefeito, o combate à dengue é uma das prioridades durante todo ano, mas com maior ênfase neste período de maior proliferação do mosquito transmissor. Por isso é tão importante que todos se conscientizem e evitem deixar água parada em recipientes diversos, condição única que propicia a reprodução do mosquito vetor da doença", explicou.

Fonte: Ascom Boraceia - Umalauda Comunicação
Autor: Wagner Carvalho - MTB 46.396