Mobilizações sobre o Dia 18 de Maio - Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Conselho Tutelar, CRAS, coordenadorias de Assistência Social e Educação de Boraceia, realizarão mobilizações sobre o Dia 18 de Maio - Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes entre os dias 17 e 30 de maio.
Entre as atividades, haverá entrega de panfletos e orientações para os pais nas entrada das escolas da rede municipal, palestras para os alunos, apresentações teatrais e entregas de panfletos pelas ruas da cidade.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Eliana Martins Coelho, a ação é de grande importância, tendo em vista que, é preciso mobilizar e chamar a atenção da sociedade para o que vem ocorrendo com nossas crianças e adolescentes. Para que assim, todos possam assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.
O slogan usado na campanha é “Faça Bonito”, refere-se ao fato de que possamos proteger nossas crianças e adolescente da melhor maneira possível. A ação nacional é realizada desde 2009 e tem como símbolo uma flor, uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade da flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade.
A data foi escolhida como Dia de Mobilização Contra a Violência Sexual, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.
A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Fonte: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Autor: Wagner Carvalho e estagiária, Rebeca Zenatti