Mobilizações estão sendo realizadas para a conscientização a respeito do "maio laranja" e o dia 18 de maio.
Em uma mobilização sobre o mês laranja, 18 de maio foi definido como “Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Mediante a isto, foi realizado nesta terça-feira, 21 de maio, uma palestra de conscientização, no “Centro Cultural Nê Prereira”, para os alunos de 11 a 14 anos da Escola Estadual Profª Edir Helen Sgavioli Faccioli sobre a violência e exploração sexual contra crianças e adolescente.
Organizada pelo CMDCA (Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente), Assistência Social e Conselho Tutelar, a promotora Dra. Roseny Zanetta Barbosa explicou o significado do dia 18 de maio como forma de trazer a conscientização para as crianças e adolescentes sobre este tema tão importante.
“Quero agradecer a promotora, Dra. Roseny Barbosa, por atender nosso convite e explanar de forma didática esse tema tão importante para a proteção de nossas crianças e adolescentes”, afirmou Eliana Martins Coelho, presidente do CMDCA de Boraceia.
Também houve o momento em que os estudantes da Edir Helen puderam tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, compreendendo ainda mais sobre o tema, aprendendo a como lidar em determinadas ocasiões e quais são as prevenções sobre a violência e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.
“O objetivo da atuação do Ministério Público de trabalhar com tema de violência sexual infantil é fortalecer a rede de proteção, com capacitação dos seus integrantes, para que se tornem multiplicadores das informações sobre a prevenção e o combate à violência contra o público infantojuvenil”, completou Eliana, presidente do CMDCA de Boraceia.
Autor: Estagiária - Rebeca Zenatti