16 MAR 2017
Municípios da região lançarão hoje projeto de turismo fluvial no rio Tietê

Um encontro de nove prefeitos da região será realizado hoje, em Boraceia (41 quilômetros de Bauru), para o lançamento de um projeto de turismo fluvial pelas águas do rio Tietê. A ideia é criar uma rota turística que passe por todos os municípios, sendo que, cada um, ofereça o que tem de melhor. A reunião está marcada para as 15h, no gabinete do prefeito Marcos Bilancieri (PSDB). A expectativa é que os prefeitos de todas as cidades compareçam ou enviem representantes.

Inicialmente irão participar do projeto, além de Boraceia, os municípios de Pederneiras, Itapuí, Macatuba, Arealva, Iacanga, Bariri, Itaju e Jaú. "Com o lançamento desse projeto, estamos plantando uma semente que diversificar a realidade econômica dessa região. Hoje, utilizamos as águas do rio Tietê para o transporte de cargas pela hidrovia e para a geração de energia através da hidrelétrica de Boraceia, mas o turismo ainda é pouco explorado e sabemos que dá certo. O município de Barra Bonita é um exemplo a ser seguido", afirma Bilancieri.

O prefeito explica que a ideia de um passeio de barco passando por esses municípios pode alavancar o turismo. Bilancieri cita o próprio município com a possibilidade da eclusagem e visita até a usina hidrelétrica. Cita Itaju com o turismo religioso. "Mais adiante, a poucos minutos de carro, temos Ibitinga, a Capital Nacional do bordado", lembra. O prefeito cita também Pederneiras e o seu potencial como porto intermodal. "Cada cidade tem algo a oferecer e, com certeza, incrementar essa fluvial pelo rio Tietê", completa.

De acordo com Bilancieri, a ideia é formular um projeto e apresentar ao Secretário de Turismo do Estad, Laércio Benko, que deverá visitar Bocaina no final de semana. "Estamos projetando a construção de um museu e um grande aquário para contar a história do rio Tietê. Vamos buscar os recursos no Governo do Estado para a execução dessa obra. A ideia é ter de um lado do aquário espécie de peixes que foram 'colocadas' nas águas do rio e do outro lado, as espécies de peixes nativas do Tietê", adianta.

Os prefeitos se mostraram animados com a ideia de desenvolver o turismo aproveitando as águas do rio Tietê. Além de diversificar a economia dos municípios, fortalecerá também a arrecadação.

"Essa rota fluvial de turismo pelo rio Tietê pode ser uma solução e alavanca para o crescimento dos municípios envolvidos", completa Bilancieri.

Wagner Carvalho - Imprensa e Comunicação

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024