Boraceia participa da Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti

A equipe de controle do mosquito Aedes Aegypti informa que o município de Boraceia aderiu a “Semana Estadual de Mobilização Contra o Aedes aegypti”, entre os dias 21 e 25 de novembro. Nesses dias serão desenvolvidas ações com ênfase na eliminação de criadouros do mosquito no município, residências, prédios comerciais e públicos.

As ações atendem a solicitações da Secretaria de Estado da Saúde que é quem coordenara a ação em todo o Estado. Serão envolvidas as áreas de Educação e a de Assistência Social com uma programação especial que está sendo planejada pela Equipe de Saúde juntamente com a Coordenação das Escolas, Centro de Convivência do Idoso e Saúde da Família/ Programa Saúde Estratégica.

A Prefeitura pede a colaboração de todos e que a população receba os agentes em suas residências nas visitas de rotina, para verificarem se existem foco ou criadouro para o mosquito, além de orientar o morador sobre a doença e quais são as ações de prevenção para evitá-la.

As ações de combate são realizadas rotineiramente a equipe de Controle do Mosquito Aedes apresentou as ações desenvolvidas em outubro. Foi realizado na última semana de outubro, o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti (Lira), sendo visitados 300 imóveis. Não foram encontrados focos com larvas, o resultado baixo índice, mas com observação que neste período estava seco e sem chuvas. Em outubro também foram trabalhados 803 imóveis casa a casa e não foram encontrados "focos". Na atividade "Ponto Estratégico" deu-se em alguns pontos, positividade para desenvolvimento do mosquito.

Também desde de setembro teve início os serviços ampliados através da Adesão do Programa de Incentivo "Campanha todos juntos contra o Aedes Aegypti" e até o momento foram realizadas 473 visitas pelos agentes comunitários de saúde aos sábados com a finalidade de vistorias domiciliares de modo a eliminar criadouros do mosquito, reduzir pendências, bem como mobilizar a população para a redução da infestação e este trabalho até o momento tem sido favorável e eficaz.

Transmissão

A Dengue, Vírus Zica e Febre Chikungunya são transmitidas através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti (ambos da família de pernilongos) infectados com o vírus da doença. Por isto, o combate é mais eficaz se for evitado que a fêmea coloque seus ovos, eliminando criadouros.

Sintomas

No corpo humano, os sinais da doença só começam a surgir após o período de incubação, que pode durar de 3 a 15 dias. Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores e manchas pelo corpo.

Tratamento

Ao ser diagnosticado, além da medicação prescrita pelo médico o paciente passa por um processo de reidratação. O tratamento é de suporte, ou seja, alívio de sintomas, reposição de líquidos e manutenção sanguínea.

Prevenção

A única forma de se prevenir contra a doença é eliminar os locais com acúmulo de água que são propícios para a reprodução do mosquito.

Algumas medidas são fundamentais:

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;

– Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda;

– Guarde garrafas sempre com a boca para baixo;

– Remova galhos, folhas e tudo o que possa impedir a água de escorrer pela calha;

– Guarde pneus em locais cobertos e abrigados da chuva;

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

– Mantenha piscinas sempre limpas e cloradas.

Assessoriade Comunicação e Imprensa - Prefeitura de Boraceia

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024