Mutirão de limpeza recolhe toneladas de material das residências

A ação programada pela Prefeitura de Boraceia contra os criadouros do mosquito Aedes Aegypti foi considerada um sucesso. Na última semana, um mutirão para recolher materiais como móveis velhos, colchões, eletrodomésticos, garrafas, pneus e tudo que possa acumular água e servir de criadouro para as larvas do mosquito que transmite as doenças dengue, febre chikungunya e o zika vírus.

A ação foi realizada com a participação dos funcionários da Prefeitura Municipal que atuam no almoxarifado e foi classificada como um sucesso. “Recolhemos diversos caminhões com todo tipo de material e assim tiramos dos quintais os possíveis criadouros do Aedes Aegypti”, afirma Maria Helena Scipioni, diretora de Saúde.

Diversas faixas com mensagens sobre prevenção foram espalhadas pela cidade para chamar a atenção da população que é preciso vigilância total, já que as três doenças transmitidas pelo mosquito podem matar.

Agora as ações na cidade vão atender a um calendário de ações criado pela Secretaria de Saúde do Estado. “Tínhamos para esta semana um ação de aplicação de fumacê em todo o município, mas atendendo a orientação da Secretaria Estadual resolvemos suspender a aplicação do veneno e adequar nossas ações ao calendário do Estado”, explica a diretora de Saúde.

De acordo com ela, vamos ter ainda outros dois mutirões em fevereiro e março. As campanhas  vão insistir na tecla da prevenção e orientação da população. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 90% dos focos de criação de larvas do mosquito estão nas residências, nos quintais.

A ideia é reduzir o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti para menos de 1% em todo o Estado em consequentemente nos municípios. “É importante a vigilância, o ciclo de vida das larvas é de aproximadamente 7 dias, se pelo menos, uma vez por semana fizermos a limpeza no quintal estaremos  livres de registrar uma epidemia”, afirma Maria Helena.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024