Boraceia decreta ‘Estado de Emergência’ após temporal atingir a cidade

A forte chuva que atingiu o município de Boraceia na noite de terça-feira, 12, causou diversos estragos. A enxurrada que se formou em alguns pontos da cidade, invadiu casas e levou muita lama para dentro das residências. Famílias perderam eletrodomésticos, móveis e passaram a madrugada toda tentando salvar o que ainda dava para ser salvo.

A Administração Municipal após um levantamento do prejuízo na área urbana e rural decretou estado de emergência. Quinze imóveis foram invadidos pela água e dois tiveram sua estrutura abalada e caíram. Felizmente o desabamento dos imóveis não registrou nenhuma vítima. As famílias que tiveram suas casas atingidas, se abrigaram em casas de parentes e seguem sendo assistidas pelo Fundo Social. A estimativa é de que tenha chovido em média 150 milímetros. A cidade ficou a da 1h até ás 9h da quarta-feira sem energia.

Famílias perderam mantimentos, móveis, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e passaram a madrugada toda limpando a lama que invadiu os imóveis. “Perdemos tudo, não deu tempo de salvar nada, móveis, TV, computador tudo estragou”, lamentou um morador.

A vicinal Joaquim Luiz Nunes, que dá acesso à balsa que liga Boraceia a Itapuí, precisou ser interditada durante a madrugada e manhã de quarta-feira. A balsa deixou de fazer a travessia nesse período. Parte do barranco que margeia a vicinal não aguentou a força da agua e cedeu deixando um trecho da via intransitável.

Máquinas da Prefeitura trabalharam a manhã toda para retirar toda a terra que invadiu a pista e o caminhão pipa fez a lavagem para que o trânsito fosse restabelecido e a travessia da balsa liberada. Parte da pista de caminhada construída às margens da vicinal também foi atingida. A estrutura do quiosque construído para a prática de exercícios físicos ficou comprometida assim como a cabeceira das pontes existentes ao longo da vicinal.

Na rodovia Cesar Augusto Sgavioli (SP-261) um córrego existente próximo ao Jardim Paraíso, não suportou a vazão da água e a rodovia foi tomada pela enxurrada. Testemunhas relataram que no momento da chuva, a água no local subiu cerca de 2 metros impedindo a passagem de qualquer veículo. A cabeceira da ponte no local também ficou comprometida e grandes erosões se formaram com a força da água.

Outro barranco próximo ao trevo de acesso ao município também não aguentou a força da água cedendo e a terra toda invadiu a via. O local ficou interditado temporariamente, mas funcionários da Prefeitura usaram máquinas para retirar a terra e liberar a passagem de veículos. Ainda na SP- 261 uma árvore caiu e interditou a pista no sentido ao município de Bariri. A Polícia Militar auxiliou na orientação aos motoristas.

“Tivemos que decretar estado de emergência tamanho o prejuízo registrado. Nunca vi isso em Boraceia. Graças a Deus não tivemos vítimas, mas o prejuízo material foi muito grande, tanto para o município quanto para as famílias que tiveram suas casas atingidas. Vamos unir nossas forças e trabalhar para dar todo o auxílio necessário para essas famílias, não vamos deixar ninguém desamparado, todo o auxílio necessário será prestado”, afirmou o prefeito Marcos Bilancieri, que durante toda a madrugada esteve nos locais e residências atingidas e alagadas pela chuva.

Zona rural

Na área rural o prejuízo se concentrou nas estradas rurais e nas pontes de acesso as propriedades. Algumas pontes tiveram suas estruturas comprometidas a passagem foi proibida. Outras pontes tiveram parte da estrutura levada pela força da água, mas a passagem ainda é possível, mas serão necessários reparos urgentes.

“Pedimos que os moradores das áreas rurais atingidas pelo temporal redobrem o cuidado ao passar por essas pontes e evitem veículos pesados”, orientou o vice-prefeito Valdir de Souza Melo, Di Picapau, que esteve visitando esses locais na manhã de quarta-feira. Ao todo 10 pontes tiveram sua estrutura total ou parcialmente comprometida. O cuidado é recomendado também para o trânsito nas estradas de terra que com a chuva ficaram escorregadias.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA TODAS AS FOTOS FEITAS DURANTE E O TEMPORAL E NO DIA SEGUINTE.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024