CRAS e Meio Ambiente iniciam horta agroecológica com o grupo de adolescentes “Jovens fazendo a diferença”

Com o objetivo de propor a inserção de atividades socioeconômicas e socioeducativas para 11 adolescentes do grupo “Jovens fazendo a diferença” a Administração Municipal através do CRAS e da Diretoria de Meio Ambiente lançou na última semana o projeto “Horta Ecológica”.

O Projeto “Desenvolvimento Psicossocial positivo com um grupo de adolescentes através da construção de uma horta agroecológica”, foi aprovado pela Câmara e teve a implantação da primeira etapa do curso intensivo, ministrado pelo agrônomo Flavio Bahdur Chueire.

“A ideia é desenvolver atividades que exijam responsabilidade, respeito, valores e trabalho em grupo para o grupo”, explica Ana Carolina Zanetti, psicóloga idealizadora do projeto.

Zanetti explica ainda que o projeto visa conscientizar os jovens ambientalmente e capacitá-los na implantação de uma horta, através de princípios da agroecologia. A etapa primeira do curso foi realizada nos dias 22 e23 de junho, das 9h às 17h, tendo a parte teórica realizada nas dependências da escola do Senai, já as atividades práticas na Creche “Cantinho da Ternura”, onde foi iniciada a implantação da horta.

Maria Helena Cury Nahssen, diretora do Meio Ambiente, conta que os jovens aprenderam na prática como se prepara o solo para o plantio, afofaram a terra, calcarizaram e estercaram o solo, transplantaram mudas e cobriram o solo com palhada.

“No segundo dia, eles semearam em bandejas para produção de mudas, preparam um canteiro, onde foi feito o plantio direto e aprenderam a fazer uma compostagem”, explica Maria Helena.

No meio dessas práticas, foram estimuladas discussões sobre a produção orgânica, a diferença de uma agricultura convencional e não convencional, produção de hortaliças saudáveis, dentre outros aspectos, além de dinâmicas para estimular a maior cooperação e salientar a importância do trabalho em equipe entre os jovens, realizadas pela psicóloga Ana Carolina.

“Ao final listamos dez trabalhos necessários na atividade da horta que cada jovem será responsável por coordenar e realizar uma apresentação sobre o assunto no nosso próximo encontro marcado para o dia 3 de agosto”, explica a idealizadora do projeto.

Agora os adolescentes serão organizados em 5 duplas para trabalhar na horta diariamente, monitorados pela psicóloga do CRAS, pela diretora de Meio Ambiente e pelo “Seu Catarino”, agricultor e zelador da creche, que se envolveu desde o início com o projeto e se ofereceu para monitorará os jovens durante as atividades.

Não podemos deixar do agradecer o Conselho Tutelar que através do conselheiro Daniel Pereira esteve presente durante as atividades, ao pessoal da Cozinha Piloto, através da nutricionista Marina Palaro Massucato, que forneceram os lanches para a garotada e toda a equipe da Assistência Social do município além da equipe do Senai e da Creche escolhida para realização da horta.

O prefeito Marcos Bilancieri e o vice-prefeito Valdir de Souza Melo, Di Picapau, visitaram o projeto durante a realização do projeto.

ASCOM/Boraceia

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024