1º Feira do Meio Ambiente anima e desperta atenção para o tema na população

A Diretoria Municipal de Meio Ambiente realizou na sexta-feira (05) a 1ª Feira de Meio Ambiente de Boracéia, na Praça da Matriz, em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente. O evento foi realizado das 9 às 16 horas e teve como objetivo a sensibilização ambiental da comunidade do município através de atividades lúdicas.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, durante a Conferência de Estocolmo. A celebração dessa data abre espaço para a sociedade se aprofundar e discutir temas como o aquecimento global, a escassez de recursos naturais, o desmatamento e o desenvolvimento sustentável dos centros urbanos, fomentando, assim, a formação de agentes ativos de transformação e preservação.

A Feira contou com o espetáculo teatral “Vamos tirar o planeta do sufoco”, apresentado pelo Grupo de Teatro Mandrágora de Bauru; com o show sertanejo de Leandro Cruz que animou a criançada no fim da manhã; com a apresentação de teatro “ Café com Arco”, encenada pela Cia Beira Serra de Botucatu e, para fechar o evento, a  apresentação dos violeiros Zé Neto e André, com um show de moda de viola.

O evento ainda contou com a exposição de desenhos dos alunos da escola EMEF e com de fotos tiradas pelos alunos da escola Edir.., ambos utilizando a temática ambiental. Outras atividades também fizeram parte do evento como a feira de artesanato do CRAS e a distribuição de pipoca e algodão doce.

Durante o evento, foram inaugurados 2 depositores de garrafa PET, que são duas estruturas de ferro em formato de grandes garrafas, enfeitadas com garrafa PET. Estes depositores buscam incentivar a coleta seletiva no município, iniciando pelas garrafas PET. Desta forma, se você tem PETs e não sabe como descartá-las adequadamente, as “grandes garrafas” estão na Praça da Matriz para receber o seu resíduo.

De acordo com a diretora de meio ambiente, “através de atrações relacionadas à temática ambiental, o evento cumpriu seu objetivo de estimular o uso do espaço público e de sensibilizar a comunidade quanto às questões ambientais”.

Durante a semana do meio ambiente (1 a 7 de junho), os alunos da escola Edir, além de se dedicarem a tirar fotos para exposição, participaram de uma sessão de filmes ambientais, promovida pela Diretoria de Meio Ambiente. Eles assistiram os curtas “A História das Coisas” e “Ilha das Flores” e 5 animações ambientais, denominadas “Consciente Coletivo”.