Saúde mobilizará população contra Aedes Aegypti no sábado 21 de março

Os agentes de endemias estão intensificando a campanha de combate a dengue e a febre Chikungunya no município de Boraceia, com ações educativas nas escolas municipais e com busca ativa em bairros onde temos incidência do mosquito Aedes aegypti.

Os agentes da vigilância sanitária em parceria com os agentes de saúde do município estão engajados no trabalho na intenção de exterminar os focos do mosquito. Também será realizada ampla divulgação nas escolas municipais por meio de folhetos explicativos e mini palestras para conscientizar as crianças e a população sobre os perigos do Aedes Aegypti que tramite a dengue e chikungunya e os cuidados preventivos que todos devemos ter.

A fim de haver maior conscientização da população, no dia 21 de março, aconteça à mobilização do “Dia D” contra a Dengue, será realizada uma ação educativa e de conscientização a população no combate as doenças. O objetivo é evitar que município se torne hospedeiro do Aedes Aegypti.

Na ação, os agentes visitam casas para mostrar que, com cuidados simples, é possível eliminar os criadouros do transmissor. O mutirão faz parte de um projeto que acontece em todo o Estado. Haverá passeata contra a Dengue e Chikungunya envolvendo toda população de Boraceia, incluindo escolas, comércio e Igrejas.

Entre os dias 23 e 27 de março, será realizada a “Semana Estadual de Mobilização Social para o Controle da Dengue”. O objetivo da campanha é fazer com que toda a população do Estado de São Paulo, esteja simultaneamente eliminando os criadouros em potencial do mosquito transmissor da Dengue e Chikungunya, em suas residências e locais de trabalho.

Diariamente equipe de vigilância epidemiológica fazem o serviço de fiscalização nos domicílios da cidade. Caso fiscalizem algum foco, a equipe faz um bloqueio no raio de 500 m2 em volta da residência. Os profissionais irão alertar que é necessário ficar atento aos sintomas das doenças, como dores fortes pelo corpo, febra alta, dores articulares além de dores de cabeça, náusea e vômito.

ASCOM Boraceia