Alunos apresentam coletânea de poemas escritos em sala de aula

Durante o ano de 2014 os alunos dos 5º A e B da Emef de Boraceia coordenados pelas professoras Érica de Fátima Assis da Silva e Hegli Zanoti Damorin apreciaram uma coletânea diversificada de poemas, aprendendo sobre a estrutura desse gênero textual e fazendo pesquisas sobre poemas conhecidos. Todo esse trabalho culminou na produção de poemas que tiveram como tema principal “O lugar onde eu vivo”.

Recentemente as crianças do 5º ano A estiveram no gabinete do prefeito Marcos Bilancieri para apresentar para ele um livro que reuniu todos os poemas escritos por eles. De acordo com a professora Hegli os alunos fizeram tudo em sala de aula. Na aula de informática da professora Edivânia Pescara de Souza os alunos digitaram as poesias. No gabinete o prefeito ouviu algumas das poesias lidas pelos próprios alunos, mas garantiu que irá ler o livro todo. “Prometo que vou ler uma a uma, não sei se vai dar para parar e ler várias de uma só vez, mas pelo menos uma por dia eu vou ler”, garantiu o prefeito para os alunos.

“O livro é com certeza o melhor de cada criança, nós acompanhamos durante o ano todo o empenho de cada um deles”, ressaltou a professora Hegli. A ideia do projeto foi valorizar a interação das crianças com o meio em que vivem. Com o projeto eles resgatam histórias, puderam estreitar o vinculo com a comunidade e o mais importante, puderam aprofundar o conhecimento sobre a realidade. “O projeto teve como objetivo contribuir com a melhoria da escrita dos alunos”, completou a professora.

Entre todas as poesias escritas, as dos alunos Gabriela Araújo Ventura, Maria Eduarda Araújo e Leonardo de Caíres Palaro conseguiram se destacar e foram eleitas as melhores.  Gabriela escreveu “As belezas da minha cidade”, já Maria Eduarda escreveu o texto “Minha Cidadezinha” e Leonardo compôs “Um lindo lugar”. As três poesias estão disponíveis para leitura no site da Prefeitura de Boraceia e na página do município no Facebook. Participaram do projeto também a assessora pedagógica Terezinha de Fátima Daniel, a professora de artes Adriana Emerich e a coordenadora da emef Paula Augusta Burjato Ferrari.