16 MAR 2017
Saúde realiza campanha de prevenção e combate contra as hepatites virais

A Secretaria Municipal de Saúde de Boraceia realiza até o dia 31 de julho a Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate as Hepatites Virais. A campanha que teve início no dia 21 de julho, terá seu “Dia D” na próxima segunda-feira, 28, Dia Mundial de Lutas Contra as Hepatites Virais.

As hepatites são doenças que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. São causadas por vírus e que por isso podem passar de uma pessoa para outra. Tanto a Hepatite B quanto a Hepatite C nem sempre apresentam sintomas, podendo levar anos para a pessoa perceber que está doente.

O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado, por exemplo. A vacina para Hepatite B, o teste para detecção desses dois tipos de hepatites, o tratamento e o acompanhamento das hepatites virais são direito de todo cidadão e estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a campanha que ainda não recebeu a vacina contra a Hepatite B poderá receber no Centro de Saúde. Todas as pessoas entre 0 a 49 anos que ainda não foram vacinadas podem e devem receber a vacina preventiva. O atendimento no Centro de Saúde é de segunda à sexta-feira das 7h às 16h, levando a carteira de vacinação.

No dia 28 de julho que é o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, as agentes de saúde de Boraceia estarão realizando das 8h às 16h testes rápidos e gratuitos de Hepatite B e Hepatite C.

Maria Helena Scipioni ressalta a confiabilidade e sigilo na realização dos testes. O alunos do ensino fundamental da escola Edir Sgavioli Facioli também irão receber material educativo sobre o tema e participaram de palestras.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024