ALERTA: perigo da dengue ronda a cidade com 7 novos focos

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

"Na hora de evitar a dengue, é preciso estar atentos a detalhes que poderiam passar despercebidos. Vasos de plantas, caixas d’água, pneus e, até mesmo, lixo doméstico podem acumular água e servir de local para o crescimento das larvas”, afirma  enfermeira Luciana. “É bom lembrar que a dengue mata, e sem a colaboração da população é impossível eliminar o Aedes aegypti”, conclui a enfermeira.

Dez minutos por semana. Esse é o tempo suficiente para a população poder eliminar os focos do mosquito da dengue. Quem dá a orientação é a Prefeitura do Boraceia. A recomendação é importante, tendo em vista que 80% dos criadouros estão dentro das residências. O alerta é importante. Os ovos do mosquito, que muita gente não vê nos vasilhames, podem ficar sem contato com a água por mais de um ano, sem qualquer problema.

A Diretoria de Saúde do município começou uma campanha para alertar a população sobre o perigo da dengue. A doença que já não é mais novidade para ninguém ganha força no período de chuva onde é mais fácil o acúmulo de água em pneus garrafas e outros recipientes. Em Boraceia dois bairros estão sobre atenção máxima: Núcleo Antonio Lorenzeti e Vila Virgínia onde foram localizados sete novos focos da dengue. A Secretaria Municipal da Saúde pediu, para que a população redobre os cuidados no combate à dengue. A dengue é uma doença cíclica e que, com a chegada do calor, cresce consideravelmente as chances da formação de mais focos do mosquito.

A limpeza da população deve ser cuidadosa a fim de eliminar os ovos do mosquito. Para isso, deve-se aplicar água sanitária nas paredes internas do reservatório de água e escovar para retirar o lodo. O lodo deve ser retirado, colocado em outro recipiente e deixado de molho na água sanitária de 24 a 48 horas para exterminar os ovos. Depois desse período, o lodo pode ser eliminado, preferencialmente na areia. Outras orientações importantes são limpar as calhas e lajes e colocar areia nos pratos e vasos de plantas. "Com esses cuidados, a população reduz o risco de ter mosquito dentro de casa e, consequentemente, o risco de transmissão de dengue", garante a enfermeira.

Abaixo, seguem as dicas básicas:

Nos jardins e quintais:

Limpar e vedar os reservatórios;

Retirar os recipientes que possam acumular água, como pneus, baldes, latas e pratos e vasos de plantas, mantendo-os protegidos das chuvas;

Limpar as calhas.

Dentro de casa:

Colocar areia nos pratos e vasos de plantas

Só cultivar plantas em areia

Na construção civil também deve ser monitorado:

Não permitir acúmulo de água por uma semana em lajes

Caixas de água abertas

Deve haver uma equipe da empresa que fique atenta aos focos de dengue

Para Proprietários com imóveis fechados:

Realizar limpeza semanal

Manter vasos sanitários e outras estruturas que possam acumular água, fechados ou vedados.