Boraceia será cidade sede do Mapa Cultural Paulista 2013/2014

Na última semana, ficou definido entre a Secretaria Municipal de Cultura de Boraceia e a organização do Mapa Cultural Paulista, que a cidade será cidade-sede deste evento nas modalidades de Teatro e Dança.

“Boraceia tem um teatro maravilhoso e foi cidade-sede do Mapa Cultural em 2011 nas modalidades Dança e Artes Visuais, a parceria foi ótima e a Prefeitura se candidatou novamente. Não tivemos dúvida em aceitar!”, conta Edilson Caldeira, coordenador do projeto.

O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo, e ao mesmo tempo estimular a participação de seus municípios em atividades culturais. É um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo. Nenhum estado brasileiro possui projeto parecido, podendo tornar-se referência nacional.

Criado em 1995, tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.

Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista. São Sete expressões artísticas: Artes Visuais, que compreende as expressões de Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia; Vídeo; Canto Coral; Música Instrumental; Literatura, que compreende as expressões de Conto, Poema e Crônica; Dança e Teatro.

“Este ano, na região de Bauru, cinco cidades estarão sediando as apresentações das sete expressões artísticas: Boraceia, Dois Córregos, Guaiçara, Lençóis Paulista e Promissão”, explica Isabela Araújo, produtora.

Para esta edição Boraceia sediará as modalidades de Teatro nos dias 21, 22  23 de novembro; e Dança, dia 24 de novembro.

A programação do evento será divulgada nos próximos dias

O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, e na região de Bauru conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Boracéia.