16 MAR 2017
Ibitinga-Boraceia: Hidrovia receberá investimento de R$ 80 milhões até 2014

O sistema hidroviário na região vai receber até 2014 investimentos do Estado na ordem de R$ 80 milhões. Os recursos compreendem o trecho do rio entre a ponte da SP- 333 (próximo a Borborema) até a eclusa de Boraceia, na SP- 261.

De acordo com o diretor do Departamento Hidroviário, Casemiro Tércio Reis Carvalho os investimentos são apenas de melhorias para a boa navegação dos barcos cargueiros. Ao todo serão destinados este ano, até o mês de outubro, R$ 50 milhões. Os investimentos de ampliação, próximo da nossa região, serão realizados apenas nas eclusas de Barra Bonita.

No último dia 25, o diretor participou em Ibitinga das comemorações da 'Semana do Rio Tietê 2013'. O evento foi realizado pelo Departamento Hidroviário, órgão da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo. Alunos da rede pública, líderes, secretários, docentes e autoridades participaram o evento.

O tema do encontro foi o painel ‘Investimentos na Hidrovia Tietê-Paraná e Usinas Hidrelétricas e Eclusas: o uso Múltiplo do Rio’. Segundo Casemiro, “o transporte feito via hidrovia é muito mais benéfico para o meio ambiente” e por isso, o governo estadual está investindo neste sistema na nossa região.

A previsão este ano é de que a hidrovia com 760 quilômetros de extensão vai escoar três milhões de toneladas de grãos, com aumento de 15% em relação a 2012. A hidrovia gasta quatro litros de diesel por quilômetro para transportar mil toneladas de soja. O gasto na ferrovia é de seis litros e na rodovia de 15.