Município instala semáforo para garantir segurança de pedestres

Para marcar a Semana Nacional de Trânsito a Administração Municipal instalou, nesta sexta-feira (20), o primeiro semáforo de Boraceia. O dispositivo visa garantir a segurança dos pedestres. Acionado manualmente pelo cidadão por meio de um botão, o trânsito de veículos é interrompido para que as pessoas possam atravessar a via. O local escolhido para instalação é a confluência da Avenida Terciliano Sgavioli com outras três ruas.

No local o movimento de pedestres é intenso, já que existem nas proximidades uma escola de ensino médio e um posto de saúde. Além disso, a avenida é o principal acesso para quem precisa fazer a travessia pela balsa para chegar ao município vizinho de Itapuí. O investimento foi de cerca de R$ 30 mil e o prefeito Marcos Bilancieri atendeu ao pedido da Câmara de Vereadores que solicitava mais segurança para os pedestres, principalmente às crianças durante os períodos de entrada e saída das aulas.

Para justificar a instalação do equipamento, a Administração Municipal se baseou também no aumento significativo da frota de veículos na cidade. Em 2012, Boraceia tinha cerca de 2.200 veículos, 127% a mais que há dez anos quando a cidade tinha apenas 957 veículos.

A novidade chamou a atenção da equipe de reportagem da TV Record. O repórter Paulo Soares e o repórter cinematográfico André Cremonez estiveram em Boraceia nesta sexta-feira onde acompanharam a instalação do semáforo e registraram a curiosidade de população que também parou para acompanhar a novidade. A equipe gravou ainda entrevistas com os moradores e com o prefeito Marcos Bilancieri.

A empresa responsável pela instalação é a Bergamin Sinalização de Alvinlândia (SP). De acordo com o prefeito Marcos Bilancieri, uma campanha de esclarecimento para o uso correto do semáforo será iniciada já nos próximos dias na cidade. “Já autorizei nossa assessoria de comunicação a confeccionar panfletos para orientar a população, inclusive a mais simples, com uma linguagem de fácil compreensão para que todos possam ser beneficiados. Outra medida será a colocação de placas orientando os motoristas para que respeitem a nova sinalização”.