Ir para o conteúdo

Prefeitura de Boraceia
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
16
16 MAR 2017
Diretoria de Saúde quer evitar desperdício de medicamentos
enviar para um amigo
receba notícias

Evitar o desperdício e orientar o cidadão para o uso correto dos medicamentos retirados gratuitamente na Farmácia Municipal. De acordo com Maria Helena Sgavioli, gestora de Saúde de Boraceia, muitos medicamentos distribuídos gratuitamente estão sendo descartados de forma incorreta e impedindo reaproveitamento.

 

Depois que a Administração Municipal aumentou o número de medicamentos gratuitos distribuídos pelo município, o desperdício também se acentuou. Recentemente diversos medicamentos, alguns de alto valor e de tarja preta foram dispensados incorretamente e os agentes de saúde tiveram que recolher para garantir o fim correto.

 

Nos próximos dias uma campanha para padronizar o uso da medicação, melhorar a qualidade do processo de utilização desses medicamentos, evitar o desperdício e orientar o cidadão para conscientizar o cidadão para o uso social e correto dos medicamentos.

 

“A educação na saúde é importante para orientar a população sobre a forma correta do uso da medicação evitando a automedicação, que é hoje um dos grandes desafios da saúde pública”, afirma Maria Helena.

 

A campanha terá cunho educativo para nortear médicos, equipe de saúde e pacientes da responsabilidade com o uso de medicamentos. Novamente os médicos serão orientados para prescrever os medicamentos na quantidade certa e pelo princípio ativo e não mais pelo nome de referência. A dipirona será receitada como dipirona sódica e não mais por Novalgina ou outro nome de referência.

 

 

TRAGA DE VOLTA

 

 

 

É papel do profissional da saúde zelar pelo bem de toda a comunidade ao prescrever uma medicação ou quando possível incentivar a doação e a devolução de remédios em postos de saúde e hospitais para sua reutilização.

 

A campanha para incentivar os cidadãos a devolver medicamentos que, por algum motivo, deixaram de ser consumidos durante o tratamento. Além de combater a automedicação, a iniciativa visa a evitar danos ambientais causados pelo descarte inadequado e otimizar recursos com o reaproveitamento da droga.

 

O cidadão que possuir medicamentos em casa dentro do prazo de validade deve levar até o Centro de Saúde de Boraceia para devolução. Caso o medicamento esteja vencido, ele também pode ser devolvido para inutilização correta.

 

Se cidadão optar por se desfazer dos medicamentos vencidos a dica é que antes de jogar fora, o medicamento seja retirado da embalagem e amassado ou diluído, de forma que seu consumo fique impossibilitado. A orientação ainda é que para que não se joguem na rede de esgoto.

Seta
Versão do Sistema: 3.2.10 - 11/01/2023
Copyright Instar - 2006-2023. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia