Diretoria de Saúde quer evitar desperdício de medicamentos

Evitar o desperdício e orientar o cidadão para o uso correto dos medicamentos retirados gratuitamente na Farmácia Municipal. De acordo com Maria Helena Sgavioli, gestora de Saúde de Boraceia, muitos medicamentos distribuídos gratuitamente estão sendo descartados de forma incorreta e impedindo reaproveitamento.

Depois que a Administração Municipal aumentou o número de medicamentos gratuitos distribuídos pelo município, o desperdício também se acentuou. Recentemente diversos medicamentos, alguns de alto valor e de tarja preta foram dispensados incorretamente e os agentes de saúde tiveram que recolher para garantir o fim correto.

Nos próximos dias uma campanha para padronizar o uso da medicação, melhorar a qualidade do processo de utilização desses medicamentos, evitar o desperdício e orientar o cidadão para conscientizar o cidadão para o uso social e correto dos medicamentos.

“A educação na saúde é importante para orientar a população sobre a forma correta do uso da medicação evitando a automedicação, que é hoje um dos grandes desafios da saúde pública”, afirma Maria Helena.

A campanha terá cunho educativo para nortear médicos, equipe de saúde e pacientes da responsabilidade com o uso de medicamentos. Novamente os médicos serão orientados para prescrever os medicamentos na quantidade certa e pelo princípio ativo e não mais pelo nome de referência. A dipirona será receitada como dipirona sódica e não mais por Novalgina ou outro nome de referência.

TRAGA DE VOLTA

É papel do profissional da saúde zelar pelo bem de toda a comunidade ao prescrever uma medicação ou quando possível incentivar a doação e a devolução de remédios em postos de saúde e hospitais para sua reutilização.

A campanha para incentivar os cidadãos a devolver medicamentos que, por algum motivo, deixaram de ser consumidos durante o tratamento. Além de combater a automedicação, a iniciativa visa a evitar danos ambientais causados pelo descarte inadequado e otimizar recursos com o reaproveitamento da droga.

O cidadão que possuir medicamentos em casa dentro do prazo de validade deve levar até o Centro de Saúde de Boraceia para devolução. Caso o medicamento esteja vencido, ele também pode ser devolvido para inutilização correta.

Se cidadão optar por se desfazer dos medicamentos vencidos a dica é que antes de jogar fora, o medicamento seja retirado da embalagem e amassado ou diluído, de forma que seu consumo fique impossibilitado. A orientação ainda é que para que não se joguem na rede de esgoto.