23 AGO 2019
Projeto SOLO, Fragilidades e Potencialidades
A Prefeitura Municipal de Boracéia, lança o Projeto SOLO, Fragilidades e Potencialidades, na qual através de atividades de educação ambiental de forma contínua, irá levar aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e a comunidade em geral, principalmente os proprietários e produtores rurais, técnicas de uso e conservação de solo, demonstrando na práticas as fragilidades que o solo está sujeito, assim como suas potencialidades.

No município de Boracéia, ocorre em 95% de nosso território a monocultura da cana de açúcar, ou seja, o cultivo de apenas uma cultura ou produto sem o uso da terra para outros fins.

Embora a agricultura de monocultura represente a grande maioria da produção de alimentos moderna, é necessário levar ao conhecimento da comunidade, que esse sistema apresenta vantagens e desvantagens, tanto com relação ao meio ambiente, quanto as questões relacionadas ao uso do solo.

Simplicidade

Um campo de monocultura é um sistema muito simples. O preparo do solo, a irrigação e a aplicação de produtos químicos podem ser focados nas necessidades e preferências de uma única espécie de planta. Isso permite que o campo seja fortemente especializado para a produção de rendimentos máximos para uma plantação específica. As pragas e doenças podem ser tratadas sem se preocupar com os efeitos do tratamento em quaisquer outras plantas. A uniformidade de um campo de monocultura é especialmente importante na colheita, uma vez que as partes desejadas de uma planta podem ser facilmente coletadas utilizando técnicas simples que seriam altamente destrutivas para outras culturas que partilham o mesmo campo.

Doenças e pestes

Os campos de monocultura são vulneráveis ​​a surtos generalizados de doenças e pragas. Se uma determinada doença puder infectar uma única planta em um campo de monocultura, ela poderá infectar, por extensão, todas as outras plantas no campo. Uma planta infectada nessa situação é cercada por nada além de vetores para novas infecções. Da mesma forma, se uma praga for capaz de atacar uma planta em uma monocultura, ela estará cercada por outras plantas vulneráveis, o que pode rapidamente levar a uma explosão populacional.

Recursos

Uma única espécie vegetal não é capaz de tirar o máximo proveito de qualquer ambiente devido a variáveis ​​como mineral e necessidades nutricionais, a profundidade da raiz e subprodutos metabólicos. Plantar uma monocultura na mesma área por períodos prolongados esgota os recursos requeridos por essa espécie de planta, negligenciando os recursos disponíveis que outras espécies vegetais poderiam aproveitar. A rotação de culturas pode ajudar a atenuar esse problema, mas isso normalmente envolve plantar culturas menos rentáveis ou de rendimentos mais baixos, ou deixar a terra em repouso completo por estações de crescimento inteiras.

Ecologia

As monoculturas não fornecem um habitat rico para outras floras e faunas. Outras plantas são indesejáveis ​​pela definição de monoculturas e são ativamente desencorajadas. Os animais encontram um ambiente uniforme que pode cumprir algumas de suas exigências, mas pode não ter todas as características de um habitat. No caso da agricultura monocultura generalizada, isso pode levar à extinção ou deslocação de espécies inteiras em determinadas áreas.

Fonte: Comunicação e Imprensa - Boraceia
Local: Boraceia (SP)