23 AGO 2021
Guarda Responsável: uma atitude de amor pelos animais de nossa cidade!
Cuidar do seu cão ou gato, é um compromisso para toda a vida do animal, que pode variar entre 10 e 15 anos. Seu tutor tem a responsabilidade de assegurar seu bem-estar. Sua falta de comprometimento pode levar ao abandono do animal, agravando ainda mais o problema da população de cães e gatos sem donos nas comunidades.
A guarda responsável de animais domésticos, cães e gatos, os fazem mais felizes e também ajuda a evitar que mais animais sofram nas ruas. Ao vacinar e esterilizar seu animal, você evita que outros sejam mortos por programas de controle de população canina cruéis e desumanos.
Construir um mundo onde homens, cães e gatos que vivam em harmonia é responsabilidade de todos. Faça sua parte.

Os cães e gatos, assim como os humanos, têm necessidade básicas de sobrevivência.
Mas você não quer que seu animal de estimação apenas sobreviva. Você quer que ele seja o mais feliz e saudável possível.
Passear diariamente, dar a alimentação adequada e manter a vacinação em dia são algumas das atividades que você deve realizar para fazer seu cão ou gato mais feliz. Sugerimos 10 ações para garantir o bem-estar do seu pet:
  • Esterilização: também conhecida como castração, a esterilização traz benefícios para a saúde do seu pet, além de evitar a superpopulação de cães e o abandono desses animais.
  • Vacinação: vacine seu pet todos os anos. Somente a vacinação pode protegê-lo contra doenças graves, algumas delas transmissíveis ao ser humano, como é o caso da raiva.
  • Cuidados com a saúde: além de manter a vacinação em dia, faça visitas regulares ao médico veterinário para check-ups gerais. Prevenir é o melhor caminho quando o assunto é a saúde do seu pet.
  • Identificação e registro: é importante que seu pet esteja devidamente identificado caso se perca. Grave seus dados de contato na placa de identificação presa à coleira. Você também pode utilizar microchips, implantados sob a pele do pet pelo Médico Veterinário, para facilitar sua identificação.
  • Oferecer comida de boa qualidade e água fresca: o alimento deve ser balanceado e oferecido, no mínimo, duas vezes por dia e na quantidade adequada. A água deve estar limpa e disponível durante todo o dia.
  • Oferecer um abrigo: se seu pet vive ou dorme fora de casa, é importante que ele tenha uma área onde possa se refugiar do sol, chuva, vento, calor e frio. Seu local de descanso, fora ou dentro de casa, deve ser confortável e limpo.
  • Brincadeiras e exercícios: passeios são importantes para todos os pets, pois permitem que eles se exercitem física e emocionalmente. As brincadeiras os estimulam mentalmente. Eles gostam de recuperar, esconder e procurar objetos.
  • Liderança amorosa: de reforços positivos. Estabeleça limites e recompense o pet quanto ele fizer algo bom. Responder a comandos ajuda seu animal de estimação se manter seguro caso ele escape de sua guia, por exemplo.
  • Socialização: desde filhote, acostume seu pet a todo tipo de estímulos (sons, cheiros, pessoas e animais). Isso evita fugas e acidentes, como mordidas.
  • Higiene e combate de parasitas: escove seu pet e dê banhos com frequência. Combata pulgas e carrapatos com a aplicação regular de produtos veterinários para esse fim, e, com a orientação do veterinário, dê a ele medicação para prevenir vermes.
Fonte: Ascom/Boraceia
Autor: Departamento de Meio Ambiente