Ir para o conteúdo

Prefeitura de Boraceia
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
AGO
23
23 AGO 2021
Boraceia implanta no CESUR atendimento para realização do Cadastro Ambiental Rural
Instituído pela Lei Federal nº 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural – CAR, na qual é ferramenta declaratória de como está a situação ambiental da propriedade.
A Prefeitura Municipal de Boracéia, implantou no CESUR, um ponto de apoio técnico e logístico para que os proprietários rurais possam realizar o Cadastro Ambiental Rural (propriedades até 4 módulos), assim como alterações necessárias, receber orientações sobre o Programa de Regularização Ambiental, além de receber informação e orientação para processos em intervenção na biodiversidade como intervenções em APP, etc.
A preservação da biodiversidade deve estar associada ao desenvolvimento sustentável. Neste tocante, temos o proprietário rural como um grande e potencial agente para o bem ou para o mal, dependendo da maneira como este se relaciona com as exigências ambientais.
Instituído pela Lei Federal nº 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural – CAR, na qual é ferramenta declaratória de como está a situação ambiental da propriedade.
Em pesquisa no SICAR, nota-se que até a data de 06/06/2020, 360 imóveis rurais foram cadastrados no CAR, área correspondente a 18.289,72 ha.
A maioria das propriedades são arrendadas e o proprietário não tem mais relação com a mesma não sabendo como gerir a questão ambiental dentro da propriedade em termos de cumprimento das exigências legais, entre elas o CAR e futuramente o PRA.
O mesmo acontece quando o proprietário se depara com necessidades de manejo de fauna e flora.
Esta insegurança técnica e jurídica pode levar o proprietário a uma atitude de indiferença ou de negatividade em relação a preservação da biodiversidade.
Assim, é essencial que se crie mecanismos de orientação e ajuda efetiva na consolidação das exigências legais para que o proprietário rural possa fazer sua parte e ser um aliado nas questões ambientais, além de poder estar preparado para adesão ao Programa de Regularização Ambiental – PRA, para atender o disposto no Decreto Estadual nº 61.792/16.
 
Fonte: Ascom/Boraceia
Autor: Departamento de Meio Ambiente
Seta
Versão do Sistema: 3.1.5 - 04/10/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia