15 MAR 2023
Boraceia avança na modernização da iluminação pública com substituição das lâmpadas comuns por LED
Essa é apenas a primeira etapa de várias outras que implementaremos até alcançar toda a área urbana do município. É mais luminosidade, mais beleza e mais segurança para os boraceenses”, destaca o prefeito.

Nesta semana, a Prefeitura de Boraceia, deu sequência na modernização da rede de iluminação pública, com a troca das lâmpadas de vapor de sódio pelas luminárias de LED, tornando a cidade mais iluminada e segura. Mais modernas e eficientes, as luminárias oferecem mais segurança à população com ampliação da iluminação de vias e economia de aproximadamente 40% aos cofres públicos.

A troca está sendo realizada de forma gradativa, de acordo com os recursos em caixa, desta vez foram trocadas as luminárias de todo o trecho da principal rua da cidade, a Terciliano Sgavioli, além da Avenida Prefeito João Sinatura. Foram substituídas por LED as luminárias no entro da Praça do Núcleo Antônio Lorenzetti e de dois trechos da rua R. Antônio de Freitas Pereira, no quarteirão em frente a Escola Estadual Edir Hellen Sgavioli Faccioli e em frente ao Centro de Saúde.

O prefeito Valdir de Souza Melo, Di Picapau, explica que a troca está sendo feita de forma gradativa, aos poucos. “Sempre quando é necessário fazer um reparo ou substituir uma lâmpada queimada, aproveitamos instalar no local a luminária de LED. Quando realizamos a troca em grande escala como fizemos nesta semana, utilizamos recursos liberados pelo Governo do Estado, no qual agradecemos ao empenho do Dr. Rubens Cury que nos ajudou na liberação desses recursos”.

Substituir as lâmpadas comuns por LED está entre as metas da Prefeitura relacionadas à sustentabilidade na Gestão Pública, pois, além da tecnologia não possuir materiais danosos ao meio ambiente, também possui grande durabilidade. Segundo estudos realizados, a eficiência do LED na iluminação pública pode gerar economia de energia de até 85%, além de uma economia média de 40% nas contas públicas das prefeituras.
Fonte: Ascom Boraceia - Umalauda Comunicação
Autor: Wagner Carvalho - MTB 46.396