Campanha ‘Fique Sabendo’ terá testes de HIV em Boraceia

A Prefeitura de Boraceia, através da Diretoria de Saúde, realiza entre hoje e 1º de dezembro a Campanha “Fique Sabendo” 2013. A iniciativa tem como objetivo incentivar a realização do teste de HIV entre as pessoas sexualmente ativas que ainda não tenham feito o teste.

Os profissionais de saúde buscarão sensibilizar as pessoas mais expostas ao HIV para fazerem o teste, como homens que mantém relações sexuais com homens (HSH, principalmente os mais jovens), profissionais do sexo, usuários de drogas, pessoas em risco acrescido de adquirir estas doenças.

“Caso seja diagnosticada a doença a diretoria de Saúde dará todo o suporte. Nosso objetivo é fazer o diagnóstico precoce”, explica a diretora de Saúde, Maria Helena Scipioni.

Segundo Maria Helena, a campanha é uma importante estratégia no enfrentamento do diagnóstico tardio no município. No Estado de São Paulo, de cada 100 portadores do HIV acolhidos nos serviços de saúde, 42 chegam com sinais e sintomas de AIDS, com a saúde e a imunidade já comprometidos. “A população pode comparecer até a unidade de saúde do Município e solicitar o teste que é sigiloso” conclui a diretora.

Foram mobilizadas 2,5 mil unidades de saúde em 516 municípios paulistas. A estimativa é realizar até 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, cerca de 200 mil exames, dos quais 100 mil anti-HIV e 100 mil para sífilis.

“O exame é simples, rápido e indolor, realizado com privacidade e sigilo. Em ambos os casos, o diagnóstico precoce possibilita tratamento em tempo adequado, evita a transmissão de mãe para filho e a infecção de parceiros”, diz Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids.