Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura de Boraceia
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Principal   Notícias
 

05/09/2019 às 10:45:00
SUSTENTABILIDADE: Também é meta da Prefeitura Municipal de Boraceia

› Local: Boraceia (SP)
É pensando nesse tripé, que o Município de Boraceia adota como norma, a reutilização de pneus que ainda se encontram em boas condições e são possíveis de serem reformados.

 

Sustentabilidade, Economia e Ecologia. Esta é a maneira mais simples e direta para definir a atividade de reforma de pneus. Poucas atividades conseguem “incorporar” de maneira tão completa o conceito de sustentabilidade.

É pensando nesse tripé, que o Município de Boraceia adota como norma, a reutilização de pneus que ainda se encontram em boas condições e são possíveis de serem reformados.

E não é difícil explicar. A reforma de pneus por si só já representa grande benefício para o meio ambiente. Diariamente são produzidos em todo o mundo mais de 2 milhões de pneus novos.

O que fazer com as carcaças para evitar que os pneus usados causem problemas ambientais?

A resposta é simples: reformar!

A reforma de pneus cumpre com um papel ecológico muito importante no sentido de evitar o descarte prematuro de carcaças. E cada pneu reformado economiza, em média, 57 litros de petróleo. Ou seja, mil reformas economizam petróleo para abastecer 2000 caminhões.

Ao levarmos em consideração que o petróleo é um recurso natural caro e não renovável, eis aqui mais um grande benefício da nossa atividade: economizar o chamado “ouro preto”. O mesmo vale para a redução do consumo de energia elétrica. A reforma de pneus proporciona uma economia de 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos.

Não podemos esquecer também que é preciso abordar a questão econômica específica para o setor público. Além de “verde”, a reforma de pneumáticos, que no Brasil atinge 70% da frota de transporte de carga e passageiros, pode reduzir o custo do km rodado em mais de 50% e sua qualidade é semelhante à de um pneu novo.

O Brasil é o segundo país no mundo que mais reforma pneus, perdendo apenas para os Estados Unidos. Isso mostra que, a reforma de pneus não é uma atividade prática de países de terceiro mundo e sim, países de primeiro mundo. Pneus reformados são usados diariamente e com segurança por ônibus escolares e urbanos, caminhões (transportadores, exército, corpo de bombeiros), aviões militares e civis, táxis, e por milhões de motoristas autônomos.


Fonte: Comunicação e Imprensa - Boraceia
 
 
 
 
Endereço
Praça Eugênio Burjato, n° 93 - Centro - CEP: 17270-000
Atendimento
De Segunda a Sexta-feira das 8h as 11h e das 13h a 17h
Newsletter
Inscreva-se para receber informativos da Prefeitura
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia