Sustentabilidade, Economia e Ecologia. Esta é a maneira mais simples e direta para definir a atividade de reforma de pneus. Poucas atividades conseguem “incorporar” de maneira tão completa o conceito de sustentabilidade.
É pensando nesse tripé, que o Município de Boraceia adota como norma, a reutilização de pneus que ainda se encontram em boas condições e são possíveis de serem reformados.
E não é difícil explicar. A reforma de pneus por si só já representa grande benefício para o meio ambiente. Diariamente são produzidos em todo o mundo mais de 2 milhões de pneus novos.
O que fazer com as carcaças para evitar que os pneus usados causem problemas ambientais?
A resposta é simples: reformar!
A reforma de pneus cumpre com um papel ecológico muito importante no sentido de evitar o descarte prematuro de carcaças. E cada pneu reformado economiza, em média, 57 litros de petróleo. Ou seja, mil reformas economizam petróleo para abastecer 2000 caminhões.
Ao levarmos em consideração que o petróleo é um recurso natural caro e não renovável, eis aqui mais um grande benefício da nossa atividade: economizar o chamado “ouro preto”. O mesmo vale para a redução do consumo de energia elétrica. A reforma de pneus proporciona uma economia de 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos.
Não podemos esquecer também que é preciso abordar a questão econômica específica para o setor público. Além de “verde”, a reforma de pneumáticos, que no Brasil atinge 70% da frota de transporte de carga e passageiros, pode reduzir o custo do km rodado em mais de 50% e sua qualidade é semelhante à de um pneu novo.
O Brasil é o segundo país no mundo que mais reforma pneus, perdendo apenas para os Estados Unidos. Isso mostra que, a reforma de pneus não é uma atividade prática de países de terceiro mundo e sim, países de primeiro mundo. Pneus reformados são usados diariamente e com segurança por ônibus escolares e urbanos, caminhões (transportadores, exército, corpo de bombeiros), aviões militares e civis, táxis, e por milhões de motoristas autônomos.