17/09/2019 às 09:34:00
Uso de Etanol pelos veículos da frota da Prefeitura de Boraceia

› Local: Boraceia (SP)
São vários os problemas causados pelos gases liberados com a queima dos combustíveis fósseis, entre eles a poluição do ar e o aquecimento global.

A prefeitura Municipal de Boraceia, através do Decreto 28, de 20 de agosto de 2019, passou a determinar que todos os veículos de sua frota, cuja motorização sejam bicombustível, preferencialmente deverá abastecer com combustível renovável, ou seja, etanol, substituindo pelo uso de combustível fóssil, tipo gasolina. Com essa normal, o município passa a contribuir com o meio ambiente, emitindo menos gases poluentes.

Benefícios do etanol

A substituição de combustíveis fósseis em especial a gasolina, pelo etanol, gera substanciais benefícios ambientais. Entre eles a redução da emissão de gás carbônico (CO2), em aproximadamente 90% no ciclo de vida do combustível, além de poluentes de efeito local, reduzidos em cerca de 99%. Também, considerando que o etanol é um produto biodegradável, em caso de derramamentos acidentais e vazamentos de tanques, se decompõe rapidamente no ambiente, diferentemente dos derivados de petróleo, que causam danos ambientais sérios.

Os combustíveis fósseis mais comumente conhecidos são o carvão mineral, o petróleo e o gás natural. Todos têm origem a partir da decomposição de resíduos orgânicos e embora apresentem diversos aspectos que vão na contramão da sustentabilidade, os combustíveis fósseis ainda permanecem em evidência, sendo, ainda muito utilizados para movimentar motores, aquecer materiais e produzir energia.

Por serem de origem de matérias-primas que demoram milhões de anos para serem originadas, são considerados recursos naturais não renováveis. E, para se ter ideia, estima-se que os utilizados atualmente são originados de matérias-primas de 65 milhões de anos atrás. Além da questão de não serem renováveis, os combustíveis fósseis causam danos ao meio ambiente.

Fonte: Comunicação e Imprensa - Boraceia