01 FEV 2022
SAUDE BUSCA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE ÁGUA PARADA NOS QUINTAIS
É importante que a população se conscientize e tome todas as medidas necessárias para evitar a propagação das larvas que em pouco tempo se transformam em mosquitos adultos e transmissores das doenças.
A Coordenadoria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, intensificou as ações contra a propagação da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes. “Com as intensas chuvas que tem caído no município os focos de propagação das larvas, a água parada, tem aumentado consideravelmente", explica o agente de endcemias.

A doença é transmitida pela picada do mosquito fêmea do Aedes que tem maior propagação nos períodos chuvosos e quentes do ano, entre dezembro e maio. Além da dengue, o mosquito transmite ainda a Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Eliminar os focos de água parada, manter os pratos de vasos e flores com a boca virada para baixo, não jogar lixo em terrenos baldios e descartar o lixo sempre em sacos fechados, limpar calhas para evitar o acumulo de água entre outras ações ao menos semanais, como uma vistoria no quintal de casas.

“A dengue é uma doença séria que pode ocasionar até a morte, por isso estamos nos mobilizando para evitar o máximo possível a propagação do mosquito, unindo forças poderemos diminuir de forma significativa a chance do registro um grande número de casos, mantendo a população segura”, afirmou a Coordenadora Saúde, Maria Helena Scipioni.

O agente de endemias visita todo o município regularmente, colocando hipoclorito em locais onde exista água parada, que são os locais de focos do Aedes, a Prefeitura também realiza periódicamente ações de limpeza.

*Wagner Carvalho - Umalauda Comunicação

Fonte: Ascom/Boraceia