Ir para o conteúdo

Prefeitura de Boraceia
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
OUT
03
03 OUT 2022
Falta de medicamentos coloca município em busca por soluções paliativas
enviar para um amigo
receba notícias
Quase 45% dos gestores informou que a falta dos medicamentos se estende entre 30 e 90 dias, enquanto um quinto disse que o problema dura mais de 90 dias.
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou estudo que mostra que 80% das cidades brasileiras têm falta de medicamentos para atendimento da população.O levantamento foi feito com quase 2,5 mil prefeituras.

Dos municípios que apontaram desabastecimento, 68% indicaram a falta do antibiótico amoxicilina e 66% têm ausência de dipirona, que é um anti-inflamatório, analgésico e antitérmico.

Quase 45% dos gestores informou que a falta dos medicamentos se estende entre 30 e 90 dias, enquanto um quinto disse que o problema dura mais de 90 dias.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que trabalha junto com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estados, municípios e indústria para enfrentar o desabastecimento.

Uma das medidas citadas é a resolução que libera os preços de medicamentos com risco de desabastecimento no mercado. Outra é a inserção de remédios na lista de redução do imposto de importação, como a dipirona.

Boraceia
A Coordenadora de Saúde Município Maria Helena Scipioni e a responsável pela Farmácia Municipal Jaqueline Peruzzo Tiozzo gravaram um vídeo no início da semana para relatar a situação que também é enfrentada pelo município.

De acordo com Jaqueline alguns laboratórios acreditam na volta da normalidade apenas em dezembro. Maria Helena explica que se reuniu com o corpo clinico (médicos) para apresentar o problema e solicitar que, sempre que possível, substituam os medicamentos faltosos por similares ou genéricos.

“Cada médico possui no consultório a lista de medicamento que temos disponível em nossa farmácia”, explica a coordenadora de Saúde.
 
Fonte: Ascom Boraceia - Umalauda Comunicação
Autor: Wagner Carvalho - MTB 46.396
Seta
Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia