Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura de Boraceia
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
17
17 SET 2019
Programa ÁGUA: Uso Racional e Vazamento Zero
A Prefeitura Municipal de Boraceia, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância e da responsabilidade do uso racional e sustentável da água, implantou o Programa ÁGUA: Uso Racional e Vazamento Zero.

A Prefeitura Municipal de Boraceia, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância e da responsabilidade do uso racional e sustentável da água, implantou o Programa ÁGUA: Uso Racional e Vazamento Zero. Através desse programa, a população será orientada com dicas bastante simples de como podemos economizar água e combater vazamentos.

Muitas pessoas não dão muita importância para o consumo consciente de água, porque acham que ela é um recurso inesgotável, podendo ser utilizada à vontade. Essa impressão se dá porque vemos água por todos os lados, seja na chuva, nos rios, lagos, mares, represas, piscinas etc. Realmente, a maior parte da superfície do nosso planeta, cerca de 70%, é ocupada por água.  Porém, desses 70%, apenas 2,5% é constituído por água doce (esse é o tipo que é tratado e destinado ao nosso consumo), o restante é água salgada, segundo a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente.


Se pensarmos em 2,5% de 70%, esse número parece bem baixo, mas esse total seria o suficiente para abastecer toda a população mundial, se não fosse a poluição das águas, a sua distribuição inadequada e, principalmente, o desperdício.

A maior parte dessa água é destinada à produção de alimentos e outra grande parcela para a indústria, restando uma pequena fração para o nosso consumo. Além do desperdício de água que ocorre na produção de alimentos e nas indústrias, desperdiçamos enorme quantidade deste recurso durante as nossas atividades cotidianas.

Os 2,5% de água doce disponível no planeta não são distribuídos de forma homogênea entre a população humana ao redor do mundo. A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que um bilhão de pessoas não possuam acesso a um abastecimento de água que seja suficiente para suprir suas necessidades diárias.

Com o aumento da população mundial, dos avanços industriais e tecnológicos, a demanda por água só tenderá a aumentar e, se não a consumirmos de forma consciente, ela será um recurso cada vez mais escasso, o que aumentará os conflitos pelo seu acesso.

Assim, precisamos cuidar desse nosso bem precioso, para que ele não nos falte no futuro e continue propiciando o funcionamento dos ecossistemas. Afinal, a água é um recurso finito.

Todos podem e devem ajudar a cuidar da água. Observe o seu uso diário de água e pense em como você poderia mudar os seus hábitos de forma a economizá-la. Veja algumas mudanças de atitude que você pode adotar para contribuir com o consumo consciente de água:

  1. Não tome banhos demorados. Cinco minutos costumam ser o tempo suficiente para termos uma boa higienização;
  2. Desligue o chuveiro na hora de se ensaboar e de passar o xampu e o condicionador, religando-o somente na hora do enxágue. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, um minuto de chuveiro ligado gasta cerca de 15 litros de água. Agora imagine o tanto de água que você vai gastar se tomar banhos de 20 minutos, e ainda com o chuveiro ligado! Seriam mais ou menos 300 litros de água potável sendo jogados fora pelo ralo!;
  3. Evite brincadeiras com água. Troque-as por outras. Elas podem ser tão divertidas quanto às com água;
  4. Desligue a torneira ao escovar os dentes;
  5. Evite usar copos descartáveis, mesmo os recicláveis. Tanto a produção quanto a reciclagem deste material demanda o consumo de muitos litros de água. Prefira ter sempre em mãos uma caneca (daquelas de plástico mesmo) ou uma garrafinha de água (isto ainda te incentivará a beber mais água);
  6. Instale em sua residência uma pequena cisterna, na qual você pode captar e armazenar águas de chuvas, que podem ser utilizadas em limpezas, irrigação de jardins, etc.
Fonte: Comunicação e Imprensa - Boraceia
Local: Boraceia (SP)
Endereço
Praça Eugênio Burjato, n° 93 - Centro - CEP: 17270-000
Atendimento
De Segunda a Sexta-feira das 8h as 11h e das 13h a 17h
Newsletter
Inscreva-se para receber informativos da Prefeitura
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia