18/06/2019 às 15:03:00
Atual Gestão de Boraceia é a 77ª melhor do Brasil em cidades com até 20 mil habitantes; No Estado é a 26º melhor
O estudo anual revelou que Boraceia ocupa a 77ª posição no ranking de melhor gestão no Brasil, com 7,90 pontos. No Estado, ocupa a 26º posição.

O IGM (Índice de Governança Municipal), estudo anual desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração, revelou que o município de Boraceia ocupa a 77ª posição no ranking de melhor gestão no Brasil, com 7,90 pontos. No Estado, Boraceia ocupa a 26º posição.

Inserida no Grupo 2 do levantamento, a cidade faz parte dos 1905 municípios brasileiros com até 20 mil habitantes (população estimada de Boraceia no cálculo do IGM é de 4.776) e PIB per capita acima de R$ 29.940,00.

À frente de cidades como Itirapina-SP (7,82), Águas de Santa Bárbara - SP (7,65), e Iacanga - SP (7,50). Na região, Macatuba com (8,14) é a única cidade a frente de Boraceia. Ela ocupa a 22ª posição no ranking nacional e a 7ª no estadual.

A dimensão Gestão, que coloca Boraceia entre as 100 melhores colocações do ranking, leva em consideração o planejamento de despesas, captação de recursos, número de servidores per capita, número de funcionários comissionados per capita, atenção à lei geral das micro e pequenas empresas, o custo-benefício em educação e saúde, a qualidade e transparência das informações e regularidade com o CAUC (Cadastro Único de Convênios).

Além da Gestão, o IGM analisa ainda o Desempenho e as Finanças, a fim de identificar e classificar as cidades que se destacam nos diversos setores públicos, como os da educação, saúde, habitação, e gestão fiscal. Nesse sentido, Boraceia obteve o índice geral de 7,90 no IGM, com índices de 6,92 em Finanças, Gestão 7,18 e 9,59 em Desempenho.

Marcos Bilancieri, prefeito de Boraceia, avalia que a boa colocação no ranking se deve aos esforços que o Município vem fazendo principalmente em relação à gestão dos recursos públicos, transparência, políticas ambientais e desenvolvimento econômico. “É um reconhecimento do trabalho que estamos realizando importante, ele avalia nossa gestão pública em vários aspectos e que mostra a transparência desta do nosso trabalho, principalmente em relação ao controle dos gastos públicos”.

A pesquisa pode ser acessada no site: igm.cfa.org.br.

CONHEÇA O IGM

Lançado em 2016 pelo Conselho Federal de Administração, o IGM é um projeto da governança pública que avalia os municípios brasileiros através de três critérios básicos: Gestão, Desempenho e Finanças.

Com o objetivo de agrupar as cidades semelhantes e definir as metas que devem ser atingidas pelos municípios, o IGM conta com um banco de dados voltados para a análise de indicadores e para a elaboração de estatísticas anuais que deem enfoque à performance de cada região.

Fonte: Wagner Carvalho - Umalauda Consultoria em Comunicação