16 MAR 2021
SAÚDE
Adesão da população às medidas de isolamento social durante lockdown é considerada positiva
A Administração Municipal através da diretoria de Saúde de Boraceia fez um balanço positivo da medida de lockdown adotada pelo município no último dia 12 de março. O comportamento das pessoas em relação às medidas de isolamento social rígido foi considerado positivo na avaliação municipal.

Acompanhando os municípios vizinhos de Itaju e Bariri, Boraceia entrou em lockdown às 12h da sexta-feira dia 12 de março e permaneceu até 5h do dia 16. Segundo a Secretaria de Saúde o efeito da medida na tentativa de frear o avanço da contaminação da população só será percebida daqui a 10 ou 15 dias. Isso porque, segundo explica, após o diagnóstico de covid-19, os pacientes levam até 10 dias para apresentarem uma piora da doença e chegarem até o sistema de saúde.

“É importante não baixar a guarda em encontros com a família. Essa doença é uma tragédia familiar. Se antes víamos uma pessoa testando positivo para o vírus em uma casa, agora a gente vê todos. Tem gente perdendo pai, mãe e tio”, afirma Maria Helena Scipioni, diretora de Saúde de Boraceia.

O prefeito Valdir de Souza Melo, Di Picapau, monitora a situação da doença no município de perto, muitas vezes, presencialmente, estando no Centro de Saúde ou na Santa Casa de Bariri, referência no atendimento a Boraceia. Estamos em uma situação mais séria do que em 2020. Acredito mesmo que o lockdown em conjunto com Itaju e Bariri era mesmo necessário para que a medida tivesse um resultado eficaz nas três cidades.”, afirmou o prefeito.

Um ponto positivo destacado durante o encontro foi a redução drástica no fluxo de veículos nas ruas do centro, resultado das barreiras sanitárias e dos bloqueios implantados pela Guarda Civil Municipal nos principais acessos da cidade.

Fonte: Ascom/Boraceia
Autor: Umalauda Comunicação